O algodão é uma fibra de extrema importância socioeconômica para o Brasil, já que estamos entre os cinco principais produtores mundiais e também como um dos países que mais a exportam.
O agronegócio do algodão evoluiu muito ao longo dos anos e atualmente o algodão produzido por aqui já é considerado de extrema qualidade passando por rigorosos processos e critérios, como rastreabilidade, sustentabilidade entre outros.
Para chegar nesse nível de excelência, tudo começa nas fazendas onde o algodão é plantado. Como ele cresce em arbusto, o algodoeiro, a maneira mais eficaz de se fazer a colheita é utilizando uma colhedora de algodão.
Existem atualmente dois tipos de sistema de colhedora de algodão: a colhedora de algodão de fusos, também conhecida como picker, que retira apenas o algodão em caroço e a colhedora de algodão stripper, que é dotada de sistemas de roldanas, retirando assim os capulhos inteiros, as casquilhas e os invólucros.
A colhedora de algodão possui um grande “pente fino” em que seus vãos arrancam os capulhos inteiros da planta, sendo depositados logo atrás do pente, na plataforma. Essa parte força o desprendimento da fibra que não havia sido solta da planta.
É importante mencionar que logo após a colheita do algodão, o mesmo fica armazenado em rolinhos nas fazendas, antes de seguir para a algodoeira. Para um armazenamento sem perdas e mantendo a qualidade do algodão, os produtores rurais podem contar com o Cotton Wrap, filme plástico para o enfardamento do algodão em campo.
Desenvolvido com alta tecnologia e por um processo inovador, o Cotton Wrap é compatível com as principais colhedora de algodão do mercado, permite que o enfardamento do algodão possa ser realizado de maneira automática e sem paradas, garantindo rapidez e agilidade no momento da colheita.
Para mais informações e solicitação de orçamento, acesse nosso site:
www.cottonwrap.com.br